sexta-feira, 9 de março de 2018

Qual a melhor idade para uma criança aprender um instrumento?




Alguns começam a tocar desde pequeno, outros, movidos pela paixão fazem o caminho contrário e dão seus primeiros passos muito mais velho. Muitos pais já iniciam seus filhos desde os dois anos de idade, outros esperam até os cinco para introduzi-los. No meio de tantas possibilidades fica difícil saber qual é a idade ideal para seus filhos, ou para você mesmo, começar a aprender a tocar um instrumento. Nesse artigo vou dar algumas dicas para você saber qual o momento ideal para começar a aprender a tocar.

Quando é muito cedo?

Os primeiro anos da vida são cruciais para o desenvolvimento das atividades mentais de um ser humano. O contato de uma criança com a música, desde a primeira infância, pode ajudar muito no desenvolvimento cerebral. Segundo um pesquisa feita pela Universidade de Concórdia, no Canadá, crianças que começaram a estudar música antes dos 7 anos tem conexões neurais na idade adulta diferentes daquelas que começaram seus estudos musicais mais tarde.

Saber quando começar a ensinar um instrumento para seu filho depende de muitos fatores, os mais comuns estão ligados ao desenvolvimento da mente, como contar até cinco ou saber as primeiras letras do alfabeto. Mas mesmo que seu filho saiba fazer isso prematuramente, não significa que ele está preparado para ter aulas.

Forçar uma aprendizagem precocemente pode ter um efeito contrário para o desenvolvimento musical do seu filho. Cada criança possui seu próprio tempo de aprender o novo, então cabe aos responsáveis ver a hora certa dos ensinamentos começarem.

Como um pai, você deve se fazer algumas perguntas sobre o seu relacionamento com seu filho antes de tomar qualquer atitude, entre elas estão:

  • O seu filho presta atenção quando você está explicando algo para ele?

  • Você está preparado para deixar seu filho ter aula, e terá paciência para auxiliá-lo nessa jornada?

  • Seu filho já consegue ficar sozinho com outras crianças em uma sala sem você?

Talvez seu filho consiga focar em suas atitudes com muita facilidade, e também lide muito bem com as outras demandas. Agora você terá que ver se você está pronto para doar um pouco do seu tempo para auxiliá-lo nessa jornada, aprender um instrumento não é algo fácil, exige tempo e dedicação, fatores que seu filho provavelmente ainda não entende muito bem, e precisa da sua ajuda para assimilá-los.

Como preparar seu filho para começar a ter aulas de um instrumento

Se o seu filho ainda não está pronto para ter aulas, não o force, ao invés disso, dê alguns passos para trás a fim de prepará-lo para esses momentos. É claro que algumas crianças são mais “musicais” que as outras, mas felizmente existem muitas formas de incentivar seu pequeno a aprender sobre tom, ritmo, e foco. Veja algumas das nossas sugestões:

  • Tente colocar músicas enquanto vocês estão andando de carro ou enquanto seu filho está fazendo qualquer outra atividade. Mesmo que o som esteja apenas como plano de fundo, é importante que ele escute o instrumento diariamente.

  • Faça com que ele cante a música enquanto você há escuta, isso irá dar ao seu filho uma noção de tom e ritmo.

  • Leve seu filho para ouvir música ao vivo o máximo de vezes que você conseguir. Faça um pesquisa de locais que são mais informais e que deixem ele mais a vontade, esses locais podem ser na rua ou até mesmo em igrejas. Mas fique longe de concertos longos e caros, porque eles irão cansar seu pequeno, mesmo agradando muito aos mais velhos.

  • Faça atividades cotidianas com seu filho, mesmo as que não envolvem música como plantar e escrever. Essas atividade vão ajudar a preparar seu filho a ficar mais tempo focado em apenas uma atividade.

  • Existem diversos métodos que ajudam a desenvolver a musicalidade do seu filho, um dos formatos mais conhecidos é a Musicalização Infantil, que é a "pré-escola" da música, e consiste em um conjunto de atividades que visam à sensibilização e a ampliação dos conhecimentos musicais da criança.

Quando começar a tocar um instrumento? Essa é mais uma pergunta referente ao foco do que a idade das crianças. Essas atividades servem como um guia para saber em qual condição o seu filho está para começar a aprender, cabe a você ver quais são os pontos que ele tem que melhorar.

Começando a aprender

Se você sente que seu filho já está pronto para começar a ter aulas, vá em frente. Encontre um professor que tenha experiência em ensinar crianças e tire algum tempo conversar com ele sobre o seu filho, passe para o profissional os seus desejos para com aquela atividade e mostre todos as qualidade e defeitos da criança.

Agora que você está tão envolvido em ensiná-lo pare pra pensar que; crianças não são as únicas que podem aprender a tocar! A música está aí para todos, aprender algo novo é bom tanto para crianças quanto para adultos. Ter novos desafios podem lhe fazer muito bem, é cientificamente comprovado que aprender um instrumento dá diversos benefícios para a sua saúde corporal e mental. Mas em fim deixe a música acontecer só para as crianças, deixe a música acontecer com você!



Fonte: https://musicjungle.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário