quinta-feira, 29 de março de 2018

O que você precisa saber sobre cordas


1. O material de fabricação faz toda a diferença


O seu timbre começa nas suas cordas. E o timbre das suas cordas começa no material que é usado em sua fabricação. A maioria das cordas G (Sol), B (Si) e E (Mizinha) são feitas de aço mesmo, mas existem algumas banhadas com outros metais, como o níquel ou prata.

A maior diferença entre encordoamentos geralmente ocorre nas cordas não lisas, as woundeds, geralmente as cordas mais graves da guitarra. As que são de níquel puro (Pure Nickel Wound), por exemplo, oferecem um timbre mais vintage, mais quente. As cordas que são de ligas de níquel (Nickel Plated) são um pouco mais brilhantes e mais barulhentas do que as de níquel puro, enquanto outros metais mais duros ainda, como o aço-inox, são ainda mais brilhantes.



2. Abaixar a ação das cordas nem sempre é a melhor ideia

Para a boa e velha fritação, deixar a ação das cordas (altura das cordas) baixa pode dar aquela ajuda. Mas para outros estilos, subir um pouco a ação das cordas pode ser ótimo para tirar um timbre melhor da sua guitarra.

Mesmo que suas cordas não estejam trastejando, a ação baixa das cordas pode estar limitando muito o arco de vibração das cordas, fazendo com que o som não tenha tanta intensidade como deveria. Quanto mais forte você tocar o seu instrumento, maior será o ângulo da elipse que forma o arco de vibração da corda. Por esse motivo, quem tem uma pegada mais marcante, e toca com mais força, tende a se beneficiar de uma ação mais alta.



3. Cordas mais grossas podem soar mais potentes.

Cordas grossas poder fazer o seu som ficar mais potente, mas somente se você tocar de uma forma que possibilite isso. Se você toca bem forte, com uma pegada violenta, pode ser uma boa aumentar um ou dois calibres, indo de 0.010 para 0.011 ou 0.012. Mas você é um guitarrista mais delicado, pode ser que você não toque com a violencia necessária para fazer essas cordas se moverem o suficiente.

O próprio Jimi Hendrix usava cordas 0.009 e 0.010, enquanto os monstros da guitarra Jeff Beck e Jimmy Page usavam sets super macios de 0.008. Enquanto isso, SRV usava 0.012 ou 0.013, mas afinava as guitarras em Eb, o que dava uma sensação de 0.011.



4. O material do encordoamento afeta a sua durabilidade

Apesar do revestimento de níquel das cordas Pure Nickel ser bem leve em relação ao aço (Steel), cromo (Chrome) ou aço inox (Stainless Steel), o Pure Nickel possui uma durabilidade muito maior, suas características de timbre demoram muito mais para desaparecer.

Cordas de níquel vão perdendo o brilho ao longo do tempo. Cordas cromadas ou banhadas começam com o timbre muito bom, mas o revestimento sai rapidamente, mudando o timbre da corda. Isso dá uma sensação de baixa durabilidade.



5. Formato do envolvimento da corda muda o timbre


A maioria dos guitarristas usa revestimentos arredondados nas cordas (Roundwound). Mas pode ser que você encontre algo interessante se experimentar um jogo novo de cordas. As cordas de revestimento liso (Flatwound) ajudam você a chegar naquele timbre de Jazz ou então do Rock 'n Roll dos anos 50 e 60.

Se você estiver procurando dar um som mais quente para uma guitarra que é muito brilhante, como uma tele, usar uma corda de níquel puro, com revestimento liso (Pure Nickel Flatwound) pode te dar o que você procura. Para um som mais macio, que ainda assim mantenha aqueles agudos mordidos, uma corda semi-arredondada (Half-Round) pode ser o ideal.


fonte: https://musicjungle.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário