quarta-feira, 4 de abril de 2018

Cronograma curso: HARMONIA FUNCIONAL

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, violão e texto


1-ESCALAS DIATÔNICAS 
Escala diatônica Maior
Formação das escalas Maiores
Escalas diatônicas Maiores harmônica e melódica
Escala diatônica menor primitiva
Escalas diatônicas menores harmônica e melódica
2-INTERVALOS
Classificação quanto a forma
Classificação quanto a estrutura
Inversão de intervalos
Consonância e dissonância de intervalos
3-HARMONIA - Conceitos
Definições
Breve história
Harmonia tradicional X harmonia funcional
O estudo de harmonia
4-CAMPO HARMÔNICO MAIOR 
Tríades
Tétrades
Tensões e Alterações
Inversões
Posição aberta e fechada
5-FUNÇÕES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E QUALIDADE FUNCIONAL
6-CADÊNCIAS
7-CLASSIFICAÇÃO DE NOTAS DO ACORDE
Notas orgânicas (NO)
Notas ornamentais ou de tensão (T)
Nota disponível (ND)
Notas cromáticas (CR)
8-TRÍTONO E SUAS RESOLUÇÕES 
Resolução do trítono
Primeira e segunda resoluções
Terceira e quarta resoluções
9-REGRAS DE CIFRAGEM
10-MODOS DA ESCALA MAIOR - ANALISE E APLICAÇÃO
11-PREPARAÇÕES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS EM
TONALIDADE MAIOR

Dominante primário e secundário
II cadencial primário e secundário
SubV7 primário e secundário
II cadencial do SubV7 primário e secundário
Quadro dos caminhos harmônicos mais usados para V7,
SubV7, II cadenciais do V7 e do SubV7, primário e secundários
Substituição por trítono para II cadencial
12-DOMINANTES ESTENDIDOS E ALTERAÇÕES
Definições gerais
V7 estendidos
SubV7 estendidos
Dominantes mistos estendidos
II cadenciais estendidos
Outras combinações
Alterações
13-ACORDE DIMINUTO 
Conceitos gerais
Preparação diminuta em tonalidade Maior
Classificação dos acordes diminutos
Por movimento do baixo
Diminuto de passagem
Ascendente
Descendente
Diminuto de aproximação
Diminuto auxiliar
Por função
Dominante ou preparatória
Cromática, não-dominante ou não-preparatória
14-SUBDOMINANTES ( MAIOR E MENOR )
SUBSTITUTOS DO SUBDOMINANTE MENOR
15-INTERPOLAÇÃO
16-CADÊNCIAS
17-RESOLUÇÕES
Deceptiva,
Passageira
Final
Direta e Indireta
18-TONALIDADE SECUNDÁRIA OU DE PASSAGEM
19-REGRAS DE INVERSÃO,ENCADEAMENTOS E PEDAL NO BAIXO
20-INVERSÃO APARENTE
Acordes de 6ª e Xm7/Xm7(b5)
Acordes diminutos
Dominantes substitutos
Dominantes
Dominantes suspensos
Quadros comparativos
21-CIFRAGEM APARENTE
22-CAMPOS HARMÔNICOS MENORES
Breve comentário sobre tonalidade menor
Campo harmônico da escala menor Natural
Campo harmônico da escala menor Melódica
Campo harmônico da escala menor Harmônica
Quadro de acordes mais frequentes
23-ÁREAS DOS CAMPOS HARMÔNICOS MENORES
Áreas do campo harmônico da escala menor natural
Áreas do campo harmônico da escala menor harmônica
Áreas do campo harmônico da escala menor melódica
Áreas dos acordes mais frequentes
24-ACORDES SUBSTITUTOS DOS CAMPOS HARMÔNICOS MENOR E QUALIDADE FUNCIONAL
25-MODOS E ANALISES DAS ESCALAS MENORES
Modos da escala menor natural
Modos da escala menor melódica
Modos da escala menor harmônica
Breve comentário sobre o estudo de escalas
26-QUADRO RESUMO DE ANALISE E APLICAÇÃO MODAL ( Maior e Menor )
27-ACORDES DE EMPRÉSTIMO MODAL 
Tonalidade Maior
Tonalidade menor
Preparações auxiliares
28-ALTERAÇÕES EM ACORDES DOMINANTES .
29-DOMINANTES SEM FUNÇÃO DOMINANTE
30-INSERINDO TENSÕES MEDIANTE ANALISE MELÓDICA
31-TENSÕES PROPOSITAIS
32-MODULAÇÃO
Generalidades
Técnicas
Modulação Direta
Por acorde comum ( pivô )
Efeitos especiais para Modulação
Modulação Transicional
33-HARMONIA MODAL
Natural
Folclórico
Sintético
Modalismo Puro e Misto
Acordes Diatônicos aos Modos