segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Captadores - Conceitos Básicos - Parte I


Sabemos que um baixo ou guitarra elétrica de som depende muito de seus captadores. Há longas discussões entre os músicos sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes modelos, e para alguém que não tem conhecimento de eletrônica o assunto pode parecer ser muito complicado. Eletricamente, porém, captadores são bastante fáceis de entender - por isso durante algumas postagens, vou explanar a conexão entre as características elétricas e o som.
Antes de mais nada lamento ter de dizer que a maioria dos fabricantes de captação espalhar informações “enganosas” sobre os seus produtos, a fim de ganhar mais dinheiro e para agitar seus concorrentes. Por isso, algumas correções de fatos será necessário.  Como não sou afiliado com qualquer fabricante ou empresa do ramo, posso explanar o assunto com transparência.
Existem dois tipos básicos de captação, captadores magnéticos e captadores piezoelétricos. Este último tipo de trabalho com todos os tipos de cordas (aço, nylon, ou tripa). Captadores magnéticos trabalham apenas com cordas de aço, e consistem se falando basicamente em ímãs e bobinas. Captadores  Single coil são sensíveis a campos magnéticos gerados por transformadores, lâmpadas fluorescentes, e outras fontes de interferência, e são propensos a pegar o famoso “hum” e ruídos provenientes dessas fontes. Os Captadores de Bobina dupla ou "humbucking" usam duas bobinas especialmente configurados para minimizar esta interferência. Porque estas bobinas são eletricamente fora de fase, os sinais de modo comum (ou seja, sinais como hum que irradiam em ambas as bobinas com igual amplitude) se anulam mutuamente.
A disposição dos imãs é diferente para diferentes captadores. Alguns tipos têm haste ou barra ímãs inseridos diretamente nas bobinas, enquanto outros têm ímãs abaixo das bobinas, e núcleos de ferro macio nas bobinas. Em muitos casos, esses núcleos são parafusos, por isso, diferenças de nível entre cordas pode ser igualado por estragar o núcleo ainda mais dentro ou para fora. Alguns captadores têm uma tampa de metal para blindagem e proteção das bobinas, outros têm uma cobertura de plástico que não protege contra interferência eletromagnética, e outros ainda só isolar fita para proteger o fio.
As linhas do campo magnético flua através da bobina (s) e uma pequena seção das cordas. Com as cordas em repouso, o fluxo magnético através da bobina (s) é constante. Puxar a corda e as mudanças de fluxo, o que irá induzir uma tensão elétrica na bobina. Uma cadeia de vibração induz uma tensão alternada com uma frequência de vibração, em que a tensão é proporcional à velocidade do movimento cordas (não sua amplitude). Além disso, a tensão depende da espessura da corda e permeabilidade magnética, o campo magnético, e a distância entre o polo magnético e a cadeia.
Há tantos captadores no mercado que é difícil obter uma visão abrangente. Além das captadores que vêm com um instrumento, captadores de substituição - muitos deles construídos por empresas que não constroem guitarras - também estão disponíveis. Cada captador produz o seu próprio som; um pode ter uma sonoridade  totalmente metálica , e outro um som quente e suave. Para ser mais preciso: Um captador não "tem" um som, ele só tem uma "transferência característica". Ele transfere o material de som que ele recebe das cordas e altera-lo, todas as modelos em sua própria moda. Por exemplo: Monte o mesmo humbucker Gibson de  uma Les Paul e em uma Gibson Super 400 CES: você vai ouvir os sons completamente diferentes. É um conjunto de coisas: madeiras, tipo de construção, componentes, cabos, encordoamento, amplificador, etc... tudo interfere no resultado final
Captadores de substituição permitem que o guitarrista para mudar os sons sem ter que comprar outro instrumento (dentro das limitações do corpo e cordas, é claro).Diferentes captadores também têm diferentes tensões de saída. Modelos de saída alto pode tornar mais fácil para overdrive amplificadores para produzir um som sujo, enquanto os modelos de saída baixas tendem a produzir um som mais limpo. A tensão da maioria dos captadores de saída varia entre 100 mV e 1 V RMS.

Ao contrário de outros transdutores que têm partes móveis (microfones, alto-falantes, Gira captadores etc.), captadores de guitarra magnéticos não têm partes móveis - o campo magnético linhas de mudar, mas eles não têm massa. Assim, a avaliação captadores é muito mais fácil do que com outros transdutores. Apesar de as respostas de captadores magnéticos quase todos disponíveis são de frequência não-linear (que cria as diferenças de som), não têm tão diversos picos e entalhes adjacentes na sua resposta em frequência como, por exemplo, um alto-falante. De facto, a resposta de frequência pode ser lisa e simples o suficiente para ser facilmente descrito com uma fórmula matemática.

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