Sabemos que um baixo ou guitarra elétrica de som
depende muito de seus captadores. Há longas discussões entre os músicos
sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes modelos, e para alguém que não
tem conhecimento de eletrônica o assunto pode parecer ser muito complicado. Eletricamente,
porém, captadores são bastante fáceis de entender - por isso durante algumas postagens, vou explanar a conexão entre as características elétricas e o som.
Antes de mais nada lamento ter de dizer que a maioria dos
fabricantes de captação espalhar informações “enganosas” sobre os seus
produtos, a fim de ganhar mais dinheiro e para agitar seus concorrentes. Por
isso, algumas correções de fatos será necessário. Como não sou afiliado
com qualquer fabricante ou empresa do ramo, posso explanar o assunto com
transparência.
Existem dois tipos básicos de captação,
captadores magnéticos e captadores piezoelétricos. Este último tipo de
trabalho com todos os tipos de cordas (aço, nylon, ou tripa). Captadores
magnéticos trabalham apenas com cordas de aço, e consistem se falando
basicamente em ímãs e bobinas. Captadores Single coil são sensíveis a campos magnéticos
gerados por transformadores, lâmpadas fluorescentes, e outras fontes de
interferência, e são propensos a pegar o famoso “hum” e ruídos provenientes
dessas fontes. Os Captadores de Bobina dupla ou "humbucking" usam
duas bobinas especialmente configurados para minimizar esta interferência. Porque
estas bobinas são eletricamente fora de fase, os sinais de modo comum (ou seja,
sinais como hum que irradiam em ambas as bobinas com igual amplitude) se anulam
mutuamente.
A disposição dos imãs é diferente para
diferentes captadores. Alguns tipos têm haste ou barra ímãs inseridos
diretamente nas bobinas, enquanto outros têm ímãs abaixo das bobinas, e núcleos
de ferro macio nas bobinas. Em muitos casos, esses núcleos são parafusos,
por isso, diferenças de nível entre cordas pode ser igualado por estragar o
núcleo ainda mais dentro ou para fora. Alguns captadores têm uma tampa de
metal para blindagem e proteção das bobinas, outros têm uma cobertura de
plástico que não protege contra interferência eletromagnética, e outros ainda
só isolar fita para proteger o fio.
As linhas do campo magnético flua
através da bobina (s) e uma pequena seção das cordas. Com as cordas em
repouso, o fluxo magnético através da bobina (s) é constante. Puxar a
corda e as mudanças de fluxo, o que irá induzir uma tensão elétrica na bobina. Uma
cadeia de vibração induz uma tensão alternada com uma frequência de vibração,
em que a tensão é proporcional à velocidade do movimento cordas (não sua
amplitude). Além disso, a tensão depende da espessura da corda e
permeabilidade magnética, o campo magnético, e a distância entre o polo
magnético e a cadeia.
Há tantos captadores no mercado que é
difícil obter uma visão abrangente. Além das captadores que vêm com um
instrumento, captadores de substituição - muitos deles construídos por empresas
que não constroem guitarras - também estão disponíveis. Cada captador
produz o seu próprio som; um pode ter uma sonoridade totalmente metálica , e outro um som quente e
suave. Para ser mais preciso: Um captador não "tem" um som, ele
só tem uma "transferência característica". Ele transfere o
material de som que ele recebe das cordas e altera-lo, todas as modelos em sua
própria moda. Por exemplo: Monte o mesmo humbucker Gibson de uma Les Paul e em uma Gibson Super 400 CES:
você vai ouvir os sons completamente diferentes. É um conjunto de coisas:
madeiras, tipo de construção, componentes, cabos, encordoamento, amplificador,
etc... tudo interfere no resultado final
Captadores de substituição permitem que
o guitarrista para mudar os sons sem ter que comprar outro instrumento (dentro
das limitações do corpo e cordas, é claro).Diferentes captadores também têm
diferentes tensões de saída. Modelos de saída alto pode tornar mais fácil
para overdrive amplificadores para produzir um som sujo, enquanto os modelos de
saída baixas tendem a produzir um som mais limpo. A tensão da maioria dos
captadores de saída varia entre 100 mV e 1 V RMS.
Ao contrário de outros transdutores que
têm partes móveis (microfones, alto-falantes, Gira captadores etc.), captadores
de guitarra magnéticos não têm partes móveis - o campo magnético linhas de
mudar, mas eles não têm massa. Assim, a avaliação captadores é muito mais
fácil do que com outros transdutores. Apesar de as respostas de captadores
magnéticos quase todos disponíveis são de frequência não-linear (que cria as
diferenças de som), não têm tão diversos picos e entalhes adjacentes na sua
resposta em frequência como, por exemplo, um alto-falante. De facto, a
resposta de frequência pode ser lisa e simples o suficiente para ser facilmente
descrito com uma fórmula matemática.
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