Dizem que a fronteira entre a loucura e a genialidade é muito estreita. Ou seja, explore as idéias mais malucas e talvez você descubra algo novo, algo genial.
Quem só quer chegar aonde os outros já chegaram não vai muito longe. Portanto, não tente soar sempre como um guitarrista que você gosta, existem coisas que só você pode fazer.
Mas afinal, o que é criatividade? Vamos procurar uma definição simples que possa nos servir para alguma coisa. Criatividade é a habilidade de encontrar uma nova solução para um problema. Quer dizer então que, para ser criativo, é preciso ter um problema? Sim. Mas não pense em um problema como algo ruim, algo negativo que precisa ser evitado. Existe um outro significado para problema. Uma forma inteligente, madura e positiva de se ver um problema.
O que precisamos fazer para enxergar um problema como algo positivo? Bom, primeiro precisamos ter em mente que para todo problema existe, pelo menos, uma solução. Depois, precisamos entender que toda evolução é construída a partir de um problema, seja ela uma evolução da natureza, da sociedade ou do homem. Isto é, quando um problema é resolvido, uma evolução ocorre. Assim funcionam as coisas no nosso universo.
Aqui, o erro é algo bom. Não só aqui, mas em todo processo criativo. Por isso, não tenha medo de errar, você irá errar muito mais do que imagina. A consciência da probabilidade de errar lhe trará confiança para se superar. O erro é necessário.
Tentar e errar fazem parte da criatividade e um dos pontos básicos para ampliarmos nosso potencial criativo é justamente reconsiderar nosso medo de errar, talvez transformando a palavra em "testar".
"bora" fazer barulho pensante !
Nenhum comentário:
Postar um comentário