segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Potênciometros : Linear ou Logaritimo ? 250k, 500k ou 1 mega ?




Os potenciômetros são uma das partes mais comuns que se pode encontrar no sistema eléctrico de uma guitarra, seja ele ativo ou passivo. Em palavras simples, um potenciômetro é uma resistência ajustável. Ou seja, com um potenciômetro podemos ajustar a resistência do circuito desde zero até o valor que o potenciômetro indica.
VALORES:
Os valores mais comuns nas guitarras são 250K Ohm para sistemas de Single Coils e 500K Ohm para Humbuckers. Para sistemas activos usamos outros valores, os mais comuns são os de 25K ( EMG ). Também há os pots de 1M mas hoje em dia quase ninguém utiliza este valor.
O valor influencia no tom, dado que os pots adicionam uma carga ao circuito. Quanto mais alto for o valor, menor será o corte de agudos que eles produzem. Esta é a razão de porque os pots de 250K são tão populares para usar com Single Coils. Eles tem bastante resposta nos agudos, muitas vezes até são irritantes, e com o valor de 250K conseguimos uma melhor resposta.
Os Humbuckers, por sua vez, possuem menos agudos, e o corte tem de ser menos significativo. Dai que se use o valor de 500K.
Se realmente o que se deseja é um som agudo, estridente e cortante; recomendamos um valor de 1M.
Agora, uma das dúvidas que mais se apresenta a quem deseja incluir Single Coils e Humbucker no mesmo circuito; Qual potenciômetro devemos escolher? Simples…decidam por vocês próprios. Se escolherem um pot de 500K, já sabem que vão ter uns Single Coils mais brilhantes; Se escolherem um Pot de 250k, o vosso Humbucker será mais abafado.
LINEAR OU LOGARITMICO?:
Os Potenciômetros são divididos em dois gêneros: Os Lineares e os Áudio (ou logarítmicos) Antigamente os potenciômetros de Áudio eram marcados com um A, enquanto os lineares tinham um B. Contudo, existem muitos sem indicação ou com sistema inverso. Para não haver margem de dúvidas, o melhor é agarrar no multímetro e medir o potenciômetro com o seu percurso no meio. Medimos as 2 extremidades. Se elas têm o mesmo valor, é um potenciômetro linear, se não, é um logarítmico.
E agora, para que esta diferença? Simples, no caso do potenciômetro de volume é uma questão de gosto pessoal. O preferível é experimentar um e outro. Contudo, os potenciômetros lineares, usados como um sistema passivo de controlo de volume, assemelham-se um pouco a um interruptor On/Off. Os potenciômetros de Áudio são precisamente para evitar isto, mas os atuais tem um rácio de 80:20, sendo de facto um bocado desadequado. O Rácio ideal para usar numa guitarra seria o 60:40. Mas isto apenas se encontra em peças muito antigas. (diz-se que a hammer produz Pot’s com um rácio de 65:35, sendo de facto uma boa escolha)
Para o potenciômetro de Tom usem sempre um potenciômetro logarítmico (áudio) Senão será como usar um switch On/Off (literalmente). Tenham sempre isto em mente! Contudo, o gosto pessoal prevalece sempre.

Um comentário: