quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Pedais de Loop


Muitos guitarristas se sentem extremamente limitados com o fato de terem apenas duas mãos e uma única guitarra para eles tocarem durante uma apresentação.
É claro que ter uma banda ao seu lado alivia um pouco esse fardo, entretanto os outros componentes do grupo não estão dentro da cabeça do guitarrista para fazer exatamente  aquilo que ele está pensando. Felizmente, todo o guitarrista pode ter um revolucionário efeito ao seu lado. O pedal loop é um efeito essencial que permitirá que você expresse seus próprios timbres da maneira que você imaginou.
Mas, o que é um efeito de loop? O pedal de loop é um dispositivo que armazena um determinado som de guitarra, escolhido pelo guitarrista, e o emite repetidas vezes em um tempo já programado.

O que procurar quando você for comprar um pedal de Loop?
Muito parecido com qualquer pedal, os de loop têm sua própria série de fatores a serem observados na hora da compra. Nós sabemos que cada um dos nossos lindos leitores tem suas preferências pessoais, mas existem uma determinada série de critérios devem ser observadas antes de você comprar um pedal de loop.
Em primeiro lugar, o som gravado precisa ser autêntico e orgânico. Qualquer tipo de renderização ou interferência sonora devem ser rapidamente retirada das opções, nenhum pedal que possui esses defeitos deve estar em qualquer pedalboard.
Depois de retirar todos os pedais "defeituosos" da lista, você deve fazer algumas perguntas; eu preciso de mais? Você está satisfeito com apenas a função básica do loop, ou você está procurando por mais funções para o mesmo? Por exemplo, uma função de Tap Temple é algo que diversos guitarristas procuram. Existem pedais que também possuem funções como Reverse e várias outras. Antes de comprar o seu pedal de loop, você deve se perguntar se você realmente precisa de todas essas funções.

O número de pedais faz muita diferença?
Uma grande diferença! Mais pedais significa mais controle. Há uma variedade de funções que mudam, é muito mais conveniente ter pelo menos dois switches para usar. Os fabricantes estão bem cientes disso, e é por isso que os modelos caros utilizam pelo menos três pedais.
Mas como isso funciona? Bem, você ainda tem todas as funções em modelos de single-switch, mas você terá que aprender como tocar com todas essas novas funções. Por exemplo, para iniciar a gravação, você precisará apenas tocar no botão uma vez; Para parar a gravação, você precisa tocar duas vezes e, para apagar o loop gravado, você precisa pressionar o botão para baixo.

Você deve olhar para a extensão do loop?
A extensão  do loop pode parecer um grande negócio, mas na verdade não é. Grande parte dos pedais oferece mais tempo de gravação do que você realmente precisa. A maioria dos guitarristas dificilmente precisará de mais de um minuto de tempo de gravação para estabelecer a faixa do loop.

Você deve se preocupar com o armazenamento?
Muitos pedais de loop não possuem armazenamento interno, isso faz com que os loops se descartem assim que o pedal é desligado. Mas se você quiser armazenar os loops que você fez, você vai querer ter um pedal com armazenamento interno. Alguns produtos têm uma certa quantidade de espaço embutido, enquanto os modelos mais avançados possuem uma opção para inserir um cartão SDHC externo e armazenar os loops lá.

Qual a diferença entre um loop Mono e um loop stereo?
Quando se trata de saída, as estéreo permitem que você execute o pedal através de uma plataforma estéreo ou através de amplificadores separados. No que diz respeito às entradas estéreo, ter duas entradas permitem que você realize experimentos muito legais. Por exemplo, você pode conectar um microfone à sua segunda entrada e usá-lo para adicionar vários instrumentos de percussão ao seu loop. Você também pode adicionar vocais ou praticamente qualquer coisa que possa ser gravada através de um microfone.

Você realmente precisa de efeitos no pedal de loop?
Bem, na verdade não. Não que não haja chance de que você goste desse material, mas a maioria desses efeitos é descartável. O que queremos fazer com efeitos de loop são coisas como o recurso "1/2 Velocidade", ou a opção "Lo-Fi Filter", ou "Reverse".
Por exemplo, o botão "Reverse" leva o loop que você gravou e o reproduz para trás, o que pode parecer legal, mas a prática mostrou que a maioria dos guitarristas usa esse recurso algumas vezes quando compram o pedal porque é divertido, mas logo que eles se acostumam com o dispositivo, eles nunca mais tocam nesse botão novamente.

Qual a melhor forma de usar o Loop?
Uma pergunta frequente entre os músicos é: "Posso usar um pedal de loop no estúdio?" Bem, tecnicamente, você pode, mas é meio inútil. A principal razão do looper é permitir que você crie uma seção de ritmo de apoio para melódicas enquanto toca sozinho. No ambiente de estúdio, é bastante simples gravar tantas linhas de apoio quanto quiser, mas isso se torna uma história inteiramente diferente durante os shows.
Portanto, a melhor maneira de usar esses pedais é durante os shows ou enquanto você faz seu próprio trabalho. Muitos artistas de rua dependem muito dos loops para obter o resultado desejado, então tenha isso em mente quando você for comprar seu!

Algum músico famoso usa o pedal de Loop?
Sim, é claro! Por exemplo, o Sr. Ed Sheeran é conhecido pelos seus loops da marca Boss. Outros notáveis estão nessa lista, Robert Fripp de King Crimson, The Edge do U2, Brian May, Mal Webb, Reggie Watts, Gavin Castleton e muitos, muitos outros.

Quanto dinheiro eu devo gastar para comprar um pedal de Loop?
A resposta a esta pergunta depende muito de quanto você planeja usar o looper durante a sua performance. Quanto mais você utilizar esse efeito, mais você deve gastar para tê-lo. Entretanto se você for um iniciante, não compre um loop muito caro pois você não saberá utilizar muitas funcionalidades que o pedal oferece.

É preciso ter outros acessórios junto com o Loop?
Na verdade, os loopers operam como pedais padrão e exigem quase nenhum investimento adicional. Obviamente, você precisará de um adaptador de energia ou de baterias de 9V para alimentá-las - e elas geralmente não estão incluídas com o pedal - além de um par de cabos para conectar o dispositivo com sua guitarra e amplificador. Se você passar do número de dois ou três pedais em sua coleção, recomendo que você compre um pedalboard, mas esse é outro assunto.

Segue abaixo algumas sugestões de pedais de Loop:

Boss RC-3 Loop Station Pedal

A Boss é uma das maiores marcas de pedais de toda a história, é claro que a marca não ficaria de fora de uma lista com os melhores pedais de Loop. Seu pedal de loop RC-3 oferece gravação estéreo, ele também tem uma série de funções avançadas, como uma opção de ritmo e um recurso de tempo.
Esse é um pedal que suprirá todas as necessidades de qualquer guitarrista. Se você está buscando uma ótima qualidade de áudio, mas sem os recursos avançados e com um preço mais acessível, esse pedal é definitivamente uma ótima opção.


Nux Loop Core


Surpreendentemente acessível, o Nux Loop Core oferece muitas das qualidades sonoras do Boss RC-3, mas possui um preço significativamente menor. Ele oferece até 6 horas de gravação mono e estéreo, multi-camadas de efeito e rápidas mudanças de tempos!
Um contra do Nux é o seu som de bateria, que soa muito artificial. Mas, mesmo com esse ponto negativo, o Nux ainda vale a pena devido ao seu baixo preço.


TC Electronic Guitar Ditto

Se você está procurando por um pedal de Loop conciso, preciso, básico e muito efetivo, o Ditto da TC Electronic é a sua melhor opção. Ele oferece 5 minutos de loop com incontáveis efeitos, esse pedal possui um design minimalista, oferecendo apenas um knob em todo o seu chassi.
Não pense que esse único knob limita a ação do Ditto, muito pelo contrário, esse atributo torna esse pedal perfeito para os guitarristas que não gostam de lidar com incontáveis alterações de efeito, o Ditto vai direto ao ponto.

Rowin Music Looper


Este é outra opção simples e altamente acessível, o Rowin Music Looper tem todos os recursos básicos de um pedal de loop resumidos em um dispositivo mono que possui apenas um botão e um interruptor on/off. Esse pequenino oferece 10 minutos de loop com diversos efeitos editáveis.
O Rowin ainda é capaz de importar e exportar músicas para o seu computador. O design é classudo, o som é sólido e o preço é acessível… o que mais um guitarrista precisa?


Electro Harmonix 720 Stereo Looper

O Electro Harmonix é uma mistura perfeita de funcionalidades avançadas e facilidade de uso. Esse pedal oferece uma ótima função tradicional de loop, e ainda possui diversas funcionalidades novas como o botão Reverse e a opção ½.
Mas a jóia da coroa desse pedal é a sua fácil usabilidade. Ele está lotado de diferentes funcionalidades, mas todas essas funções tem um fácil acesso, apenas um ou dois clicks do guitarrista.


Digitech JMEXTV JamMan Express XT



O jamMan Express é um ótimo pedal para os guitarristas que estão procurando por um efeito cru de loop. O pedal possui 10 minutos de gravação stereo, este é um verdadeiro pedal de derivação com uma taxa de amostragem de 24-bit 44.1kHz.
A Digitech possui uma fama de produzir pedais com um chassi de plástico, o JamMan é uma exceção para essa regra. Ele possui um corpo de metal, que dá para o pedal uma durabilidade muito melhor.


Vox VLL1

A Vox fez, com o VLL1, um produto que combina o Loop com diversos efeitos clássicos do mundo das guitarras. Ele possui desde efeitos famosos como delay e distorção, até os mais alternativos como chorus e phaser.
Quando se trata de uma qualidade, não podemos dar muitos louvores, mas podemos dizer que o VLL1 tem um ataque sonoro aceitável. Esse não é um pedal que o MJ recomendaria para iniciantes no mundo das guitarras, já que ele é um pouco mais complicado de ser manipulado.


Moozikpro Guitar Loop Pedal


Se você é daqueles que gosta de poupar ao máximo o espaço de seu pedalboard, o Moozikpro é uma opção perfeita. Com um tamanho e um peso super compacto, este pedal oferece todas as capacidades sonoras da maioria dos pedais listados acima.
Apesar do tamanho pequeno, o item é durável e confiável, e até vem com um acabamento bonito de roxo a cinza. Nos controles, encontramos um único knob e um interruptor clássico on/off.


Digitech Jam Man Stereo Looper Delay Pedal


Aclamado como o melhor looper da Digitech, o Jam Man Stereo embala um conjunto de quatro pedais pesados. O dispositivo pode armazenar mais de 35 minutos de som estéreo ou estender esse banco de dados para 16 horas através de cartão SDHC.
Uma vasta gama de interruptores e botões adicionais também foi incluída no pedal, ele é perfeito para todos que gostam de efeitos mais complexos.


Boss RC-300 Loop Station

Poucos pedais de loop são capazes de vencer o poderoso RC-300 Loop Station da Boss! Carregado com três faixas estéreos, este equipamento permite que você crie realmente uma banda de apoio. Ele possui um pedal grande que permite que o guitarrista controle os efeitos em tempo real, ele também permite que o usuário grave 3 horas de suas performances.




fonte:https://musicjungle.com.br/blog/pedais-e-efeitos/os-10-melhores-pedais-de-loop


Nenhum comentário:

Postar um comentário