segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Aumentando a sua Capacidade de Aprendizado











  • Você deve aprender sem estar com o  instrumento. Não limite o seu tempo de aprendizado ao tempo que você tem o instrumento em mãos. Ser músico profissional é uma escolha de vida. Você não é músico apenas quando está cantando, compondo ou tocando seu instrumento. Se você escolheu ser músico deverá sê-lo 100% do tempo. A música não vai ser apenas o seu ganha pão, mas uma maneira de viver a vida por essa  ótica.
  • Não espere ter uma boa técnica para começar a desenvolver a musicalidade. A sua musicalidade é a capacidade de interpretar a realidade a sua maneira e transformá-la em sons com os recursos que você tem. Música é uma forma de comunicação que só acontece enquanto está soando, mesmo com seus silêncios. Todo o resto é teoria, conceitos, idéias etc. Exercite tocar melodias, acordes, riffs etc. com elegância, graça e beleza. Sempre. Não pense nos movimentos musculares que aquela ação exige. Pense que aquilo deve te conectar e comunicar com o público.
  • Você nunca saberá tudo. Tenha a humildade de saber que sempre haverá algo novo para aprender, “trazer pra junto de si”.
  • Sempre haverá alguém que sabe mais do que você. Não sinta-se diminuído por este inevitável fato. Sinta-se estimulado e procure aprender com os outros. Entenda: o seu conhecimento ajuda a compor o que você é e, o seu diferencial está no que você é e não no quanto você sabe.
  • Tenha uma postura ativa. Não espere que o conhecimento chegue até você. Você deve ir atrás do conhecimento. O professor não é capaz de discernir o que será relevante para a sua formação. Este “filtro” só pode ser feito por você mesmo. Se um assunto lhe parece desinteressante, pergunte e questione o professor até que aquilo lhe sirva. Para nós professores tudo pode parecer relevante.