terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pecados de um Músico






Preguiça: Esse é o pecado mais comum entre os alunos. Começam extremamente empolgados, mas nunca treinam a matéria ensinada, e não percebem que o seu desenvolvimento está diretamente relacionado com a sua disciplina constante. Não adianta nada você aprender uma determinada matéria em uma aula e ficar a semana inteira sem treinar.

Ira: Outro pecado muito comum é o aluno, depois de um mês ou 2, ficar com raiva por não sentir uma evolução e justamente no momento que iria ter algum resultado simplesmente desiste. Pra se aprender a tocar é necessário paciência e meus amigos, põe paciência nisso.

Gula: Outro erro comum é o aluno treinar um dia da semana durante 2 horas sem parar e ficar o resto da semana sem encostar no instrumento. O crescimento vem com um pouco por dia, ou seja, 30 minutos todo dia é melhor que treinar uma vez por semana durante 2 horas.

Inveja: Outro pecado comum é você começar a treinar sem parar pra impressionar os amigos que tocam. A competição pode até soar como um incentivo, mas dá abertura a rivalidade. Tome  cuidado pois se você não priorizar a qualidade de sua música você será apenas "mais um" que segue por esse caminho errado, Tocar pra impressionar os outros mas a sua música mesmo é de péssima qualidade. Tocar também é ouvir e querendo ou não, ninguém engana a sim mesmo.

Vaidade: No nosso mundo de imagens muitos se preocupam antes com a roupa que vai vestir do que propriamente com o som que irá tocar. Música é acima de tudo som. Não adianta ter o instrumento mais bonito, o instrumento mais caro, vestir as roupas que o seu ídolo usa. Nada disso é música. Pra se aprender música você precisa estudar só isso.

Avareza
: Aprender é acima de tudo dividir o conhecimento. Aqueles que não querem dividir o que aprenderam simplesmente vão estacionar e não irão evoluir. Não cometa esse pecado tão burro, você aprende muito mais quando está disposto a compartilhar o que sabe e portanto vai ter como retorno informações que nem imaginava existirem.

Orgulho : Esse pecado é muito comum pois o ego de um artista é sempre muito grande. Esse erro te leva a caminhos obscuros como o de acreditar que você já sabe tudo e que todos os outros meros mortais são ignorantes. A única coisa que vai acontecer é que ninguém vai querer tocar com você.


Saiba que quanto mais estudamos, apenas descobrimos o tamanho de nossa "ignorância".

Então colabore consigo mesmo e seu próximo que colhera bons frutos.

Finalizo com uma frase de Ludwig van Beethoven : "O gênio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação".


Pense nisso.