sexta-feira, 31 de maio de 2019

Música - ESTUDO vs DIVERSÃO



Não, ao contrário do que você imagina, o papo não é com as crianças, mas com os marmanjos, exclusivamente os músicos indisciplinados!
Mas bem, quando escutamos o que gostamos de ouvir, nos é apresentado um resultado, que resultado? O do estudo diário/regular, que exercita a criatividade musical e nos permite melhorar tecnicamente, fazendo com que nós guitarristas possamos tocar tudo que quisermos, desde que a perseverança seja proporcional ao resultado a ser obtido.

Aí você me diz: “Mas eu toco todos os dias e não vejo melhora?” Novamente, será que você realmente está estudando? Bom, vamos lá! O que é estudar? De acordo com o dicionário Aurélio, o verbo estudar significa: “aplicar a inteligência a, para aprender.”

Baseado nesse princípio estudar música ou determinada técnica, requer atenção, concentração, paciência e regularidade! O que você acha que te deixaria em forma? Jogar futebol 5 horas seguidas no domingo ou três vezes por semana? Se você respondeu três vezes por semana, você acertou. Com um instrumento é a mesma coisa. Se você quer tocar alguma passagem, solo, ou base, que seja complexa, estude de forma lenta e gradativa. Caso seja um solo, divida-o em varias partes, ou estude-o por frases, até que as mesmas estejam soando da forma correta, pois a sonoridade é muito importante.

Tocar o instrumento várias horas por dia, sem disciplina e objetivo, não trará resultado algum, por isso organize seu estudo. Reserve um horário do seu dia para estudar e depois do conteúdo estudado, se divirta com o instrumento. Existem várias formas de deixar o estudo dinâmico e interessante, nos disciplinando, para que aprendamos estudar com dedicação. 

Para se concentrar, um lugar que seja ventilado, tranqüilo e silencioso é essencial. Mas é imprescindível que antes tenha um planejamento,  organize o conteúdo que você quer estudar

Se concentre naquilo que estiver estudando e sempre use um metrônomo, pois assim você tem um parâmetro para medir seu desenvolvimento. Certifique-se de que a sua coluna não esteja torta, que suas mãos estejam nas posições corretas e relaxe, com tensão os resultados não serão alcançados.

E principalmente TENHA PACIÊNCIA! Estude com regularidade, assim você tocará muito melhor!
Dica importante: Não espere motivação para que estude, tipo um equipamento novo, um instrumento novo. A motivação não faz diferença nem regularidade, é apenas algo momentâneo. O que precisa é disciplina!

Na motivação, você quer se sentir bem para estudar, e na disciplina, você estuda para se sentir bem. Eu ia falar sobre o pensamento positivo, mas deixa pra lá, esse não serve nem parar uma diarréia.

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário