quarta-feira, 15 de maio de 2019

Amplificadores valvulados clássicos - Parte 1

Comentarei sobre alguns dos amplificadores valvulados mais cultuados e utilizados por grandes ícones da guitarra desde os primórdios do Blues e do Rock ‘n’ Roll até hoje em dia. Vamos para os cinco primeiros:


VOX AC 30




    Vox AC30 Handwired Series – Acabamento que mescla o visual tradicional com o dos primeiros        AC30 lançados ainda na década de 50



Sobre a história, os detalhes e o timbre do AC30 nós já falamos em detalhes aqui antes, mas não custa nada dar uma pincelada nesse clássico valvulado.
Quando o AC15 tornou-se extremamente popular no Reino Unido, nem o mais otimista poderia prever o que viria pela frente. O Rock ‘n’ Roll era uma febre e o AC15 era o amplificador de 9 a cada 10 guitarristas da época. No entanto, os clubes ficavam maiores e a necessidade de volume também. Daí a Vox veio solucionar o problema trazendo o irmão mais velho: o AC30.
O AC30 foi a resposta da VOX à popularização do Fender Twin que era, na época, o amplificador que supria as ‘grandes’ necessidades de volume que o AC15 não suportava. Dessa forma a Vox conseguiu manter o timbre matador do seu antecessor em uma versão maior e que aguentava o tranco em ocasiões mais barulhentas. O Vox AC30 se colocou com uma alternativa extremamente versátil em termos de timbre e ganho; não é tão clean quanto os Fender e, no entanto não chega a ser tão saturado quanto os Marshall da época.
Essa versatilidade foi um dos grandes motivos que levou o AC30 a ser adotado por inúmeras bandas da época, entre elas os Beatles, que levaram o visual e o som dos Vox a serem conhecidos por todo o mundo. Por falar em visual, a característica marcante da aparência dos amplificadores Vox também apareceu nessa época e é famoso e totalmente reconhecível até hoje.
O AC30 tem em seu pré formado por ECC83 (12AX7) e o power fica por conta das clássicas EL84.
  • The Beatles
  • Jimmy Page (Se quiser conhecer os detalhes das guitarras usadas pelo mestre Page, 
  • Brian May
  • Ritchie Blackmore

2. Marshall “Plexi” 1959


     Marshall Plexi – Reissue do Marshall 100 watts usado por muitos inclusive por Jimi Hendrix

Depois de algum tempo já fazendo sucesso com o The Who e sempre usando o seu JTM45, Pete Townshend perguntou ao Jim Marshall em pessoa (O que não era tão difícil naquela época) por um amplificador mais alto do que aquele que ele vinha usando. Mas ele não queria algo apenas mais alto, ele queria o dobro de volume. Após algum trabalho e vários protótipos e testes, saiu do forno o que hoje conhecemos como Marshall Plexi, que, na verdade, se trata do Marshall JTM 1959 de 100 Watts.
Pouco tempo após o Pete começar a usar o Plexi, várias outras grandes bandas o adotaram, principalmente pelo impacto visual causado pelo Full Stack encabeçado pelo queria Marshall Plexi. Mas quem realmente tornou esse amplificador famoso e é, até hoje, o seu símbolo foi Jimi Hendrix. A combinação Strato e Marshall Plexi foi imortalizada por ele e acredito que dificilmente mudará de mãos.Esse amplificador foi utilizado largamente pelo Pete Townshend até que ele encontrasse os Hiwatt.
Pouco tempo depois a Marshall passou a oferecer o as caixas para baixo equipadas com Falantes Celestion G12H-30 (Esse H no nome se referia ao ‘Heavy magnet’), mas esses falantes ficaram muito populares entre os guitarristas principalmente por sua capacidade ímpar de lidar com mais potência e de serem muito resistentes.
A essa altura, nomes como Eric Clapton, durante a turnê do Cream e o Jimi Page, nos Yardbirds e posteriormente no Led Zepellin já usavam exaustivamente o novo amplificador da Marshall. Uma das unanimidades sobre esse amplificador é que, sempre que ele era ouvido em um show, era a todo volume. Até hoje nomes como Eric Johnson usam esse amplificador, e, nesses casos, você pode ter uma noção do quanto ele fala alto!
Esse amplificador marca muito bem uma época onde os shows passaram definitivamente às grandes arenas e os Stacks passaram a ser o símbolo desses grandes e apoteóticos shows. Falaremos mais detalhadamente sobre esse clássico em breve!
Veja também alguns caras que usaram essa máquina em suas carreiras:
  • Jimi Hendrix
  • Pete Townsend
  • Eric Clapton
  • Angus Young 

3. Fender Tweed Bassman (1959)

                   Fender Bassman Tweed – Reissue baseado nas edições dos anos 50

Os Bassman da era Tweed da Fender são até hoje altamente cultuados, principalmente quando falamos dos que foram produzidos entre o fim de 1954 e 1959, que foram os Fender Bassman Tweed 4×10. Como a descrição sugere, são amplificadores combo equipados com 4 alto falantes de 10 polegadas ao invés do único falante de 15” como era comum até então. Essa mudança aconteceu principalmente pelo grande uso que os guitarristas já estavam fazendo desse amplificador naquela época.
O Bassman vinha equipado com duas 12AY7 no pré amplificador, duas 6L6G no estágio de potência e duas 5U4GA como retificadoras. Nesse esquema o Bassman entregava 40 watts de puro Rock ‘n’ Roll em 2ohms.Por conta de características do circuito, o Bassman tinha um som um pouco mais comprimido e dinâmico do que a maioria dos valvulados da época.
É sabido que os Bassman da era Tweed tinham um som um pouco mais sujo, comprimido e dinâmico do que os seus sucessores das décadas seguintes.

                                                             Bassman silverface Head


Vale lembrar que o Fender Bassman foi a base para a criação do primeiro Mesa Boogie e também do primeiro Marshall.

Esse amplificador é um dos mais versáteis da Fender e também um onde é possível conseguir mais saturação.

Alguns artistas que usaram o Bassman durante a sua carreira são:
  •  Stevie Ray Vaughan
  •  John Mayer
  •  Buddy Guy
  •  Chris Shiflett – Foo Fighters
  •  Brian Setzer

4. Fender Twin Reverb

’59 Fender Twin Amp Tweed – Apresentando seu acabamento clássico e já bastante usado


Um som definido, alto e muito limpo. Essa poderia ser a definição do Fender Twin Reverb. Esse amplificador teve o seu debut na década de 60 e desde então experimentou uma infinidade de variações (que serão descritas em detalhes em um post específico). Esse é mais um dos amplificadores da Fender que sobreviveu a todas as ‘eras’ da empresa, passando pela fase Tweed, Blonde, Silverface, Blackface, etc.
As primeiras edições do Fender Twin (edição anterior ao Twin Reverb), conhecidas como ‘Wide and Narrow Panel’ entregava apenas 25 watts em dois falantes Jensen de 12 polegadas em formato combo, tendo duas 6L6 no estágio de potência. Na Narrow já foram inseridas algumas mudanças no visual e a introdução das válvulas 5U4 como retificadoras assim como nos Bassman.
              1973 Fender Twin Reverb – Silverface, já apresentando o canal vibrato
O passo seguinte já foi a introdução do que ficou conhecido como Tweed Twin. Essa é, de longe, a era mais famosa dos Twin e onde também, eles tiveram mais mudanças. A circuito foi novamente alterado para que entregasse uma maior potência. A partir dessa fase o Fender Twin Reverb entregava 80 Watts em dois falantes Jensen de 12 polegadas. Para que essa mudança na potência fosse possível, a Fender optou por usar quatro válvulas 5881 no estágio de potência.
A partir de 1963 o Fender Twin passou a ser produzido na versão Blonde como a maioria dos amplificadores da série Pro da Fender na época.
O Twin Reverb também foi fabricado em sua versão Blackface. Nessa fase, além das mudanças óbvias no design para atender às características dos amplificadores da Fender da época, houveram também mudanças no circuito, onde, na parte de potência passou a usar quatro válvulas 6L6GC e no pré amplificador passam a usar seis válvulas, sendo essas quatro 7025 e duas 12AT7. Esse amplificador também apresentava dois canais, um Normal e outro Vibrato.
Entre 1967 e 1981 a Fender produziu a versão Silverface do Twin Reverb, e a partir de 1968 apresentou algumas mudanças, como a adição de um volume master e a mudança da potência para 100 watts.
Abaixo você pode ver alguns caras que usavam o Fender Twin:
  • Buddy Guy
  • Eric Clapton
  • The Rolling Stones
  • Yeah Yeah Yeahs
  • The Beatles  
    ("John Lennon e George Harrison dos Beatles usaram os amplificadores Fender Twin
    durante as gravações de Abbey Road e Let It Be; o grupo também usou Twins durante
    o famoso Rooftop Concert")


    5. Marshall JCM 800

    O primeiro modelo projetado pela Marshall nos anos 80 fez o seu debut em 1981, e ali era um novo clássico que nascia: O JCM 800. Era apenas o secundo modelo da Master Volume Series (MV) que contava com a adição de um volume master, o que proporcionava a possibilidade de ter boas distorções a baixos volumes.
    O novo modelo (JCM 800 2210) apresentava dois canais Lead e Rhythm que podem ser usados via footswitch. Além disso o amplificador já vinha equipado com um Loop de efeitos e reverb de molas.
    Esse amplificador, rapidamente se tornou uma febre dentre as bandas de Hard Rock e de Heavy Metal.
    O seu ganho mais elevado se deve à quantidade maior de estágios de ganho no pré amplificador, já no canal lead o ganho extra era dado por um triodo extra.
    JCM 800 Lead Series Head – Imortalizado por vários rock stars dos anos 80




    Esse amplificador vinha equipado com três válvulas ECC83 (Equivalentes da 12AX7 vendidas no UK) no pré amplificador e duas EL34 no amplificador de potência.
    Alguns guitarristas que usaram e usam o JCM800
    • Slash
    • Tom Morello
    • Zakk Wylde
    • Joe Perry
    • Jeff Beck
    • Malcolm Young
    • Angus Young
    • Billy Corgan
    • Bad Company

    Fontes:
    • The Tube Amp Book – Aspen Pittman
    • Jimi Hendrix Gear: The Guitars, Amps & Effects That Revolutionized Rock ‘n’ Roll – Michael Heatley, Harry Shapiro, Roger Mayer
    • Fender Amplifiers
    • Maquinas de Música (Jorge Lopes)
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário