A Distorção
A distorção que todos adoramos foi criada por acaso,
utilizando amplificadores em volume máximo, fazendo com que o amplificador entrasse em operação crítica e trabalhasse
em regime de não linearidade, o que fazia com que o amplificador modificasse o sinal da guitarra, de tal forma, que parecia com que fosse um outro instrumento.
Outro modo com que também se atingia a distorção, era quando amplificadores ou
suas válvulas eram danificadas, ou até mesmo danificando o cone do amplificador
com furos ou com alfinetes propositadamente para se conseguir o efeito.
Durante a gravação da música "Rocket 88" (Considerada a primeira canção Rock 'n' Roll da história), Ike Turner e o guitarrista Willie Kizart usaram um amplificador danificado,
resultando provavelmente na primeira gravação da guitarra distorcida.
Durante uma apresentação da banda Johnny Burnette Trio, uma válvula do amplificador caiu, fazendo com que o som de sua guitarra ficasse distorcido.
Durante a gravação da música "Rocket 88" (Considerada a primeira canção Rock 'n' Roll da história), Ike Turner e o guitarrista Willie Kizart usaram um amplificador danificado,
resultando provavelmente na primeira gravação da guitarra distorcida.
Durante uma apresentação da banda Johnny Burnette Trio, uma válvula do amplificador caiu, fazendo com que o som de sua guitarra ficasse distorcido.
Quando viu as críticas comentando sobre seu "novo som", Burnette
resolveu recriar o efeito em estúdio.
Outro bom exemplo foi quando o guitarrista Link Wray acidentalmente
deslocou uma válvula do amplificador criando um som sujo e ruidoso, e acabou
criando o hábito de fazer isso para utilizar esse efeito "sujo"
em seus solos. Observando esse feito, Leo Fender desenvolveu uma nova
série de amplificadores valvulados que criaria o efeito Overdrive.
Já no começo dos anos '60, os pedais FuzzBox foram popularizados por guitarristas como Jimi Hendrix e George Harrison.
Já no começo dos anos '60, os pedais FuzzBox foram popularizados por guitarristas como Jimi Hendrix e George Harrison.
Pedal Gibson Maestro Fuzz-Tone FZ, um dos primeiros
pedais FuzzBox a serem comercializados (1963)
Gibson Maestro - Fuzz-Tone
Gibson Maestro - Fuzz-Tone
Como funciona a
Distorção ?
O modo mais simples de se conseguir distorção, é
simplesmente fazer com que o amplificador "sobrecarregue", fazendo
com que o amplificador toque acima de sua capacidade e não consiga
"aturar" o som natural de sua guitarra.
Quando um amplificador tenta reproduzir mais do que seu limite, o amplificador "corta" parte da frequência sonora, criando então um som distorcido, este efeito se chama clipping.
Para conseguir este efeito basta você abaixar os tons graves e agudos de seu amplificador, e aumentar os médios, isso faz com que o amplificador emita um som que o amplificador geralmente não consegue lidar, criando um efeito distorcido, parecido com o overdrive.
Outro modo de conseguir distorção, é danificando o cone dos amplificadores, ou as válvulas, de amplificadores valvulados.
Hoje ninguém mais utiliza os métodos antigos de distorção, que hoje podem ser conhecidos como "Véi, meu amplificador tá quebrado!".
Quando um amplificador tenta reproduzir mais do que seu limite, o amplificador "corta" parte da frequência sonora, criando então um som distorcido, este efeito se chama clipping.
Para conseguir este efeito basta você abaixar os tons graves e agudos de seu amplificador, e aumentar os médios, isso faz com que o amplificador emita um som que o amplificador geralmente não consegue lidar, criando um efeito distorcido, parecido com o overdrive.
Outro modo de conseguir distorção, é danificando o cone dos amplificadores, ou as válvulas, de amplificadores valvulados.
Hoje ninguém mais utiliza os métodos antigos de distorção, que hoje podem ser conhecidos como "Véi, meu amplificador tá quebrado!".
Atualmente contamos com milhares de pedais e amplificadores
capazes de reproduzir o efeito ( entrarei em detalhes em futuras postagens )
Mas como isso ocorre ?
Como o próprio nome diz, a distorção altera o sinal da
guitarra (frequência sonora), fazendo com que o som saia
"distorcido".
O efeito é realizado comprimindo os picos da frequência sonora da guitarra, o que isso quer dizer?
O efeito é realizado comprimindo os picos da frequência sonora da guitarra, o que isso quer dizer?
Reparem na imagem acima, a primeira frequência é a frequência original do som de sua guitarra, a segunda, é uma frequência "clipada" de modo suave, ou seja, comprimindo os picos da frequência para dentro de seus "limites" (A linha pontilhada). E o terceiro exemplo, comprimi o sinal de forma "forçada", fazendo com que os picos formem "paredes" ao alcançar as linhas pontilhadas, deixando então o sinal com uma forma quadrada.
E obviamente, uma frequência sonora, quando alterada, muda também o timbre e a sonoridade do instrumento, neste caso, criando um efeito de distorção.
Hoje o efeito de distorção é utilizado somente com pedais e amplificadores que já possuem o efeito, e não é preciso danificar nenhuma peça do amplificador para se conseguir distorção.
O efeito de distorção hoje, é produzido simplesmente com o uso de transistores, amplificadores operacionais, ou outras peças eletrônicas que são capazes de "clipar" a frequência sonora que seu instrumento produz antes deste chegar ao seu amplificador, transformando totalmente o som de sua guitarra.
Vale lembrar que toda alteração da frequência sonora é considerada uma distorção, mesmo que esta alteração você conheça como Flanger ou Wah-wah, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário