Se já estudou um
instrumento musical antes, pode ser que se tenha focado na leitura da música,
tocar o instrumento e aprendido um pouco de teoria musical, como escalas
musicais. Talvez até tenha aprendido teoria musical na escola. A maioria das
pessoas param no lado físico de tocar um instrumento e não avançam daí. O lado
técnico é importante, mas a música não é apenas um ato físico, é também mental.
Você está a representar uma emoção. Apenas aprendendo o lado físico você estará
a perder talvez a parte mais importante. Você pode tocar o instrumento, mas
sabe porque está a tocar o que está a tocar, ou está apenas a mover os seus
dedos? Você sabe o sentimento que está a transmitir enquanto toca? Conhece
múltiplas formas de representar a mesma ideia?
O culpa não é do
aluno. O problema está no professor por colocar toda a ênfase no lado técnico
da música. Estudantes iniciantes, intermédios e avançados não conseguem ver
tudo o que têm de dominar. É responsabilidade do professor ajudá-los
corretamente. Neste artigo, vamos olhar para todos os aspetos da música que tem
de estudar para alcançar a mestria musical.
O lado técnico
Uma parte que as
pessoas estão familiarizadas mas surpreendentemente continuam a negligenciar. Ken
Tamplib, um professor de canto diz:
“O seu lado técnico como músico pode ser comparado a um artista e o número de cores que tem para trabalhar. Quantas mais cores o artista tem para trabalhar, maior variedade e maior expressão consegue alcançar. Se apenas tiver três cores, só pode pintar dessa forma. Podemos comparar um músico e o seu nível técnico desta forma. Quanto maior o nível técnico, maior a sua habilidade para expressar o que deseja na música. Quanto menor a técnica, mais limitada será a sua arte.”
A técnica é um
aspeto de uma importância vital quando se toca – muitos focam-se apenas na
capacidade de tocar. Muitos outros ignoram a parte técnica pensando que apenas
os músicos de música clássica, metal ou jazz precisam de desenvolver. Isto é
quase um crime.
A técnica refere-se
a como controlamos o nosso instrumento. Se você sente-se sobrecarregado pelo
ato de tocar o instrumento, nunca estará apto para se focar em realmente fazer
música. A técnica pode ser agrupada em várias categorias. Aqui vou apenas
mostrar as básicas.
- Melodia
/ Solo.
- Harmonia.
- Nuances
frásicas.
- Transições.
Treino de ouvido
A próxima peça do
puzzle musical é o treino de ouvido. Se você tem um fraco
reconhecimento auditivo e não consegue escutar o que se passa numa música, você
está em sarilhos. Como músico, os seus ouvidos são uma das suas ferramentas
vitais. Se a técnica é a quantidade de cores para pintar, o treino auditivo são
como os seus olhos e a capacidade de ver o mundo. O treino de ouvido é a
capacidade de compreender, interpretar e representar a música.
Ter um bom ouvido
irá permitir que se expresse através da sua própria música de uma forma mais
detalhada, assim como um artista utiliza pincéis de diferentes tamanhos para
detalhar a sua pintura. O treino auditivo é essencial para quem quer
compor a sua própria música. Um bom ouvido permite-o desfrutar da música de
uma forma mais profunda. Esta é uma capacidade que muitos músicos falham em
desenvolver, tornando quase impossível atingir a mestria musical.
Génios da música
como Mozart, tinham um reconhecimento auditivo simplesmente brutal
provavelmente porque ouviam a música de forma ativa, ou seja, tomando máxima
atenção a todos os elementos da música. Uma área do treino auditivo que os
músicos muitas vezes falham a desenvolver é a capacidade de reconhecer emoção.
Se tocar uma nota específica em cima de um acorde, consegue sentir a emoção que
está a ser produzida? Consegue sentir a emoção que um acorde está a transmitir?
Provavelmente não, se se o fizer, estará apto de representar e criar qualquer
emoção que deseje em qualquer circunstancia. O treino auditivo pode ser
dividido em várias categorias:
- Melodia
/ Harmonia
- Intervalos
- Acordes
- Escalas
- Frases
- Ritmo
- Reconhecimento
de emoção
- Notas
- Acordes
- Escalas
Visualização
Outra capacidade
subestimada pelos músicos é a visualização. Muitos instrumentos podem ignorar
este ponto porque a visualização aplica-se apenas a instrumentos aptos a criar
harmonias como a guitarra, violão, piano, órgão, etc. Mantendo a analogia do
músico, a sua visualização poderia ser considerado o tamanho da sua lona. A
visualização é a capacidade de saber onde estão as notas, acordes e escalas no
seu instrumento.
Sabendo isto você
terá a habilidade de representar a mesma ideia de várias formas. Quando mais
apto estiver para ver as notas, acordes e escalas pelo seu instrumento mais
opções terá para expressar uma ideia em diferentes posições do seu instrumento.
Teoria musical
Visto por alguns
como algo restritivo e visto como regras por outros. Vamos ser diretos. A
teoria musical é algo que não pode ser negligenciado. A teoria musical é um
conjunto de regras? Não. É restritiva? Apenas se a tratar como um conjunto de
regras. Você precisa de teoria musical? Não, mas pode ser uma magnifica
ferramenta e poupar um enorme tempo de tentativa e erro. A teoria musical foi
criada por uma quantidade de pessoas que estudaram Bach, Mozart, Beethoven e
outros mestres musicais e notaram os padrões nas suas músicas.
Então saber teoria
musical pode ajudá-lo a praticar e a criar o seu próprio estilo encontrando o
que gosta e o que não gosta. Se ficar bloqueado enquanto compões uma peça
musical, pode utilizar a teoria musical para o ajudar a entender para onde quer
ir.
A teoria musical é
um conjunto de diretrizes úteis e será muito mais fácil quebrar essas
diretrizes se souber o que elas são e quais os seus propósitos. Os princípios
da teoria musical são padrão e a maioria das pessoas que a ignora acabam por
compor algo que encaixa na teoria de qualquer forma. Então a questão é, porque
quereria reinventar a roda? Aprenda teoria para criar o seu próprio estilo. A
teoria musical pode ser dividida em:
- Estudos
Melódicos.
- Estudos
Harmónicos.
- Estudos
Rítmicos.
- Análise
de músicas.
- Leitura
musical
É difícil para os
iniciantes, intermédios e até alguns músicos avançados ver tudo claramente. Se
precisa de ajuda específica em alguma destas áreas e não sabe por onde começar,
um bom professor pode ajudá-lo com certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário