quinta-feira, 10 de março de 2016

Regras para quem vive ou quer viver de Música


A tal “Vida de Músico”, pra grande maioria de nós, não é fácil. A batalha é dura em nome de um ideal que ultrapassa o interesse financeiro (pelo menos no meu caso e de muitos músicos que conheço). Um ideal que seguimos com uma fé quase inabalada, com garra e vontade de vencer. E querem saber? Nós fazemos, SIM, a diferença nesse mundo. Nossa profissão é linda, iluminada, sagrada. Nós tornamos esse mundo melhor, mais feliz e habitável. Porém, há uma grande diferença entre músico AMADOR e músico PROFISSIONAL. Se você pretende se profissionalizar e viver exclusivamente da música, eis algumas regras (de bom senso, inclusive):

1) Nunca se submeta a qualquer coisa pra divulgar sua arte: antes que ser valorizado por outros, você é quem deve valorizar seu trabalho e se valorizar como pessoa e artista. Não toque de graça pra donos espertalhões de bares ou casas noturnas que pedem show “na faixa” pra você mostrar seu trabalho e quem sabe ser contratado por um cachê X depois. Você pode não ser chamado de novo, pois sempre aparecem outros pra tocar de graça. E se rolar, você não será realmente valorizado ou respeitado, visto que já “mostrou os fundilhos”.

2) Se você é músico, aja como tal: estude, pratique bastante: seja instrumento(s) ou voz. Pra subir num palco, se vista de forma adequada. Não vá tocar com a mesma roupa que você usa pra comprar pão na padaria de manhã.
3) Seja pontual: isso fará com que seu contratante veja que você leva seu trabalho (e o estabelecimento dele) a sério.
4) Faça manutenção constante em seus equipamentos e instrumentos. Tenha sempre encordoamentos reservas, fusíveis extras pra seus amplificadores, cabos funcionando… Antes de sair de casa, faça um check-up e verifique se não está faltando nada, pois a falta de um pequeno item pode prejudicar irremediavelmente sua apresentação.
5)  Não abuse da camaradagem de seu contratante (sim, existem os legais) e consuma somente o que for oferecido. Eu não consumo álcool, mas se você consome, não o faça  durante ou antes do show. O palco é nosso ganha pão e por mais que a arte nos proporcione um trabalho menos burocrático, não deixa de ser trabalho. Tenha postura, permaneça sóbrio. Músico não tem que ser bebum e isso é ridículo.

6) Por último, um conselho de quem vive exclusivamente da música há mais de 25 anos, tenha dignidade com seus colegas de profissão, consigo mesmo e com sua arte. Não se sujeite a qualquer coisa pra fazer sucesso. Seja honesto. Cante e toque com inteligência, e tome cuidado até com mesmo  o que sair de seu coração. Não tente seguir a via do que é mais fácil para alcançar o sucesso, pois não estará expressando sua arte, mas apenas se tornando algo, que vá rápido e possivelmente descartável, como uma espinha que cresce estoura e desaparece. 
No futuro, mesmo que não alcance a grande mídia ou ganhe rios de dinheiro, você se sentirá orgulhoso de seu legado. Ninguém dirá que você foi uma farsa, pode acreditar 

E que Deus nos abençoe na caminhada.

Filipenses 4:8 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Nenhum comentário:

Postar um comentário