O CONHECIDO é uma pessoa que possui algum tipo de vínculo, ou com sua família, ou com alguém que você conhece, mas vocês não possuem uma relação extremamente íntima, daí o fato de nos referirmos a essa pessoa como conhecido.
O COLEGA, diferente do conhecido, já possui um vínculo maior com você, por exemplo, um colega de escola ou de trabalho. São pessoas que, de alguma maneira, convivem em nosso meio social e assim criamos um laço que nos liga um pouco mais à pessoa, seja por uma afinidade ou mesmo por uma boa conversa.
O AMIGO já é aquela pessoa que possui um vínculo realmente forte com você. Pense que você está em um período muito, mas muito difícil em sua vida, em que muitos conhecidos não aparecem e seus colegas nem sabem o que está ocorrendo. O amigo é a única pessoa que vai te ajudar, seja psicologicamente, financeiramente, ou fisicamente. Ele não mede esforços para ver você sair de uma condição desfavorável, ele te dá a mão nos momentos em que todos os seus colegas se esqueceram de você.
Não é a toa que lemos no livro do Eclesiastes 6, 14-17, assim define
o amigo: “um amigo fiel é
uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é
comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos
em paralelo com a sinceridade de sua fé.”
O seu amigo pode até não estar perto de você, mas ele não vai soltar a sua mão! Ele vai te apoiar e não vai descansar enquanto você não ficar bem. A lógica é bem esta mesma: um amigo trabalha pelo nosso bem! E não se preocupe em identificar quem é ou não é seu amigo, na hora certa, ele realmente se importa. Você vai saber!
Na MÚSICA acontece o mesmo. Existem as que são MÚSICAS CONHECIDAS, MÚSICAS COLEGAS, e existem as MÚSICAS AMIGAS. Onde a música amiga é aquela que te faz ser melhor, mesmo sem palavra alguma, apenas com sons. Você escuta e ela causa em você reflexões, e um desejo de ser melhor. Não estou falando de músicas que mais parecem “coachings” massageando egos (muita das vezes com mentiras, mas nem vou entrar nessa questão, vou deixar isso pra outro post), estou falando de MÚSICA DE VERDADE. Onde a mesma tem a capacidade de criar em você vários sentimentos como: alegria, tristeza, saudade, paixão, compaixão, esperança, etc.., É a conjunção do estimulo recebido e o sentimento que aquilo te provoca.
Vivemos no mundo onde vemos a afetividade de pessoas totalmente destrambelhada. O que pode ser por fatores diversos, mas muita das vezes justamente pelo excesso de música fabricada pra gente não pensante, ou pra você não pensar e refletir. Se é que sabem o que estão ouvindo, se é que ouvem o que querem ouvir, ou apenas são massa de manobra para aquilo que o mercado quer que as mesmas escutem. Afinal gente assim é mais fácil de manipular.
A MÚSICA AMIGA, é aquela que te ajusta ente o que acontece, e o que você sente, te elevando a ser alguém melhor.
Tiago 1:17 “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”
Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”